Aprenda a fazer 6 tipos de trança sozinha!
Fonte: All Things Hair
Que tal aprender a fazer diversos tipos de trança sozinha? Afinal, depois do rabo de cavalo, este tipo de penteado é um dos mais comuns por aí, não é mesmo?
As tranças são uma ótima opção para quando desejamos deixar o nosso look mais leve e estiloso - principalmente em dias de calor. Elas combinam com todos os tipos e comprimentos de cabelo, dos longos aos curtinhos!
E o melhor de tudo é que este tipo de penteado pode ser utilizado em qualquer ocasião, desde um passeio no shopping até um super evento anotado na agenda… Tudo vai depender do estilo escolhido e dos acessórios que você irá utilizar.
Você também pode recorrer às tranças no seu bad hair day, ou seja, quando o seu cabelo acorda com vontade própria. Por isso, para te ajudar a fazer este penteado sempre que precisar, listamos nossos 6 tipos de trança favoritos por aqui. Vamos de tutorial?
Saiba como fazer diferentes tipos de trança em casa
Se você não possui muita habilidade para fazer penteados, não precisa ter medo, ok? Trouxemos tudo o que você precisa saber para fazer diversos tipos de trança belíssimos sem sair de casa. Basta seguir os nossos tutoriais e se aventurar em um visual diferente a cada dia.
Você perceberá como o treino é a chave essencial para a perfeição, pode apostar!
Trança simples
O primeiro estilo da nossa lista de tipos de trança é o mais fácil de todos. Este visual pode ser um grande aliado para os dias e bad hair day, além de complementar facilmente um look.
Você vai precisar de:
- Pente;
- Elástico.
Passo a passo:
- Com a ajuda de um pente, separe o seu cabelo em três mechas iguais;
- Pegue a mecha da direita e cruze-a com a do meio;
- Depois, cruze a mecha da esquerda por cima da que estava na direita;
- Repita esse processo por todo o comprimento dos fios e prenda com um elástico.
Trança lateral
Este é um dos tipos de trança perfeitos para quando queremos fazer algo diferente nos fios ou, simplesmente, diminuir o calor dos dias mais quentes. Sem dúvidas, este penteado é tão bonito que pode, sem problema algum, ser utilizado em casamentos, formaturas ou qualquer evento mais formal.
Você vai precisar de:
- Pente fino;
- Leave-in;
- Elástico de silicone.
Passo a passo:
- Com os fios desembaraçados, aplique um bom leave-in por todo o seu comprimento para protegê-los e conquistar um bom visual;
- Com o cabo de um pente fino, divida o seu cabelo. Uma dica é usar o ponto alto da sua sobrancelha para dividir os fios;
- Deixe todo o cabelo em uma das laterais do ombro e depois divida-o em três partes iguais;
- Comece a trançar, passando as mechas laterais por cima da mecha central. Faça isso até chegar às pontas do seu cabelo;
- Com um elástico de silicone, prenda a sua trança lateral.
Você também pode soltar os gomos da sua trança com os dedos para deixá-la mais volumosa e realçar ainda mais o seu penteado.
Trança na franja
Fonte: We Fashion Trends
Se você deseja tipos de trança que valorizem a parte da frente dos seus fios, este penteado na franja pode ser o ideal pra você!
Você vai precisar de:
- Pente de cabo fino;
- Elástico de silicone da cor do seu cabelo.
Passo a passo:
- Escolha o lado que deseja fazer sua trança e defina uma linha reta com a ajuda de um pente de cabo fino;
- Separe a sua franja em 3 mechas;
- Comece fazendo uma trança embutida simples, sempre levando o penteado para trás. Basta adicionar mais mechas da franja nas partes laterais do trançado até que não haja mais o que trançar;
- Feito isso, continue fazendo uma trança clássica apenas em uma parte próxima da franja, deixando o resto dos seus fios soltos;
- Quando estiver próximo às pontas do seu cabelo, use um elástico para prender o penteado. E se quiser, esconda o acabamento da trança atrás da orelha.
Trança espinha de peixe
Fonte: Blog da Neuf
Além de ser um penteado muito bonito, este é um dos tipos de trança menos óbvios para variar no dia a dia. Nós sabemos que esse visual pode parecer difícil de reproduzir, mas a verdade é que ele é mais simples do que você imagina!
Você vai precisar de:
- Elástico de cabelo.
Passo a passo:
- Comece fazendo um rabo de cavalo baixo. Isso porque, esta trança se inicia no rabo de cavalo, sendo necessário separar duas mechas de uma mesma quantidade de cabelo;
- Do lado mais à direita da mecha da esquerda, separe uma mecha pequena e passe por baixo, juntando-a à mecha da esquerda;
- Feito isso, do lado mais à esquerda da mecha da esquerda, pegue uma pequena mecha e passe para o lado da direita;
- Repita todo esse processo pelo cabelo, até chegar às pontas;
- Para finalizar, afrouxe sua trança com as duas mãos, começando de baixo para cima.
Trança cascata
Fonte: Oibonita
Este visual da nossa lista de tipos de trança favoritos é a trança cascata. Como o próprio nome diz, este penteado apresenta um caimento gradual dos cabelos, criando um efeito super delicado.
Você vai precisar de:
- Elástico de silicone.
Passo a passo:
- Desembarace o seu cabelo e divida-o ao meio ou em uma das laterais;
- Selecione uma porção de fios na parte frontal da cabeça e divida-os em três mechas iguais;
- Passe a primeira e a segunda mecha para dentro e deixe a de baixo solta;
- Para criar o efeito cascata, pegue mais fios do lado da mecha que ficou solta e comece a trançá-los com as duas primeiras;
- Junte mais uma mecha com a mecha de cima para começar o desenho de uma trança embutida. Depois, passe essa nova mecha pelo meio das outras duas e a deixe solta;
- Pegue uma mecha de trás e comece a trançá-la com as duas primeiras. Faça isso até chegar na metade da cabeça;
- Prenda o seu trançado com um elástico de silicone e pronto!
Se quiser, você pode repetir os mesmos passos na outra lateral dos cabelos, fazendo o trançado se encontrar com a parte já feita e juntá-los. O resultado fica belíssimo também!
Tiara de trança
Fonte: Dicas de Mulher
A tiara de trança é um dos tipos mais democráticos da nossa lista, podendo ser feita em todos os comprimentos de cabelo. Esse penteado é uma ótima opção para quem não deseja prender totalmente os fios, mas ainda quer valorizar totalmente o seu movimento e volume. Apesar de simples, este visual tem um ar super romântico e sofisticado - nós amamos!
Você vai precisar de:
- Gelatina de volume para os fios;
- Pente;
- Grampo.
Passo a passo:
- Com os cabelos limpos, aplique uma pequena quantidade de gelatina de volume para deixá-los com uma maior sensação de encorpamento;
- Separe os fios ao meio, com o auxílio de um pente, e reserve duas mechas do contorno do rosto;
- Comece a trançar essas mechas separadamente, indo de uma orelha à outra;
- Prenda com um grampo o trançado e sua tiara está pronta!
Dica extra: seja qual for o tipo de trança que você escolher para testar, não deixe de aplicar um bom leave-in com proteção térmica nos seus fios antes de trançá-los, ok? Isso ajudará a evitar qualquer tipo de dano nos seus cabelos, além de garantir um visual muito mais alinhado.
Algumas dúvidas podem aparecer no processo…
Agora que já te ensinamos vários tipos de trança, que tal deixarmos para trás duas dúvidas muito comuns na hora de fazer este tipo de penteado sozinha? Olha só!
- Devo fazer a trança no meu cabelo seco ou molhado?
Apesar de muita gente acreditar que é melhor trançar os fios enquanto eles ainda estão molhados, essa prática não é muito recomendada. Afinal, as tranças podem dificultar a secagem do seu cabelo, aumentando as chances de proliferação de fungos e bactérias por todo o couro cabeludo.
Além disso, devido ao encolhimento natural dos fios após a secagem, o tamanho do seu penteado pode variar. Sendo assim, para um resultado mais eficaz, prefira trançar os seus cabelos quando eles estiverem secos.
- Qual a melhor forma de prender a trança?
Os elásticos de silicone são os ideais para prender as pontas da sua trança. Além de serem ótimos para finalizar os seus penteados, eles também são super indicados para quem possui pouco cabelo!
Caso você deseje incrementar um pouco mais o seu look, as fitas, laços e lenços também podem ser opções bem bacanas… Aposte na sua criatividade!
E se quiser mais dicas de penteados, separamos um conteúdo sobre visuais para o dia a dia super simples e rápidos de fazer. Confira!