Óleo de coco alisa o cabelo? Saiba como tratar os fios!
Que o óleo de coco é um ingrediente poderoso para o tratamento dos cabelos, não é nenhuma novidade né? Mas será que o óleo de coco alisa o cabelo?
Muita gente afirma que este ingrediente tem o poder de alisar os fios de forma natural, desde que seu uso seja contínuo, por pelo menos 6 meses.
Mas como isso acontece? O óleo de coco tem realmente este poder? Ficou curiosa(o)? Vem com a gente que vamos explicar essa história direitinho!
Benefícios do óleo de coco no tratamento dos cabelos
O óleo de coco possui tantos benefícios que temos um artigo inteiro só falando disso. Mas vamos falar de alguns deles agora.
Entre as características deste poderoso ingrediente, vale destacar a sua capacidade de reter a umidade, ajudando a manter a hidratação dentro dos fios, fechar as cutículas dando brilho, prevenir pontas duplas, reduzir o volume e alinhar os fios. Ele é indicado em diversas ocasiões!
No couro cabeludo ele auxilia no controle da oleosidade e do PH, sendo assim, reduz a oleosidade em excesso e devolve a oleosidade natural no couro cabeludo ressecado. Além disso, trata caspas, coceiras e outros males que atingem os fios.
Como o óleo de coco é rico em ácidos graxos, ele penetra no cabelo mais profundamente do que os condicionadores regulares, deixando o cabelo sedoso, bonito e brilhante.
Certo… mas e o alisamento?
Óleo de coco e o efeito liso
A “fama” de que o óleo de coco alisa o cabelo vem do fato de ele possuir um aminoácido chamado lisina.
Este aminoácido é responsável por conter o volume e esticar a estrutura capilar gradativamente. Outra vantagem que contribui para o efeito liso é o nível de nutrição que ele proporciona para os cabelos.
Por isso, seu uso contínuo e semanal deixa o cabelo mais alinhado e após aproximadamente 6 meses já é perceptível notar as mudanças.
Mas o óleo de coco alisa o cabelo mesmo?
Bom, antes de continuarmos, vamos alinhar as expectativas.
Apesar da lisina ter propriedades alisantes, o óleo de coco natural não alisará cabelos cacheados e crespos, como se fosse uma progressiva. O “efeito liso” provém do fato da lisina conter o volume dos fios e deixá-los mais alinhados.
Por isso, o tratamento com óleo de coco com a finalidade de alisar deve ser usado por quem tem cabelo liso e deseja deixar os fios mais alinhados, com aquele aspecto de “liso perfeito” ou por quem tem cabelo com ondas leves e quer deixá-lo com menos volume.
Mas se você tem cabelo cacheado ou crespo, fique tranquila. O óleo de coco só faz bem para essas curvaturas, hidratando, nutrindo e deixando os cachos mais definidos. Agora, se a sua intenção é alisar mesmo, aí vale considerar fazer um alisamento químico.
Saiba como usar
Para alinhar o cabelo você deve escolher o óleo vegetal 100% puro, ou seja, não pode ter mistura de outros óleos ou silicones. É o óleo de coco que comumente é usado na comida mesmo. Dessa forma, você não corre o risco de entupir os poros do couro cabeludo e as cutículas dos fios.
Ele pode ser aplicado de diferentes maneiras, dependendo da finalidade do tratamento.
Veja como usar o óleo de coco para obter o efeito liso. Você verá que lembra uma umectação capilar. O recomendado é realizar esse procedimento duas vezes na semana.
- Aqueça levemente o óleo até que ele esteja morno;
- Com os fios ainda sujos aplique por todo o comprimento e raiz do cabelo o produto;
- Alinhe os fios com o auxilio de um pente de cerdas finas;
- Passe o secador em temperatura média a uma distância de um palmo dos fios. Essa etapa é fundamental para penetração do produto na estrutura capilar;
- Aguarde por volta de duas horas e lave o cabelo normalmente.
Lembrando que o óleo de coco alisa o cabelo desde que esse tratamento seja feito de forma contínua, por pelo menos 6 meses e com aquelas ressalvas que falamos no início deste artigo. Após fazer o tratamento, nos conte o resultado! Aposto que seu cabelo vai amar, pode experimentar sem medo!
Gostou da dica? Conta pra gente se seu cabelo ficou com um liso mais alinhado!