Upcycling: o que é e como aderir a essa tendência
A palavra upcycling pode até parecer estranha ou pouco familiar para muitas pessoas, mas você sabia que ela não é uma prática nova? Na verdade, ela é muito comum em tempos de incertezas econômicas.
Nos últimos tempos, esta palavra ganhou um novo fôlego devido às suas técnicas sustentáveis e à pegada ambientalmente responsável que promove. Por isso, esta tendência promete agradar a todos que buscam por inovações mais sustentáveis em seus dias.
Desse modo, se você não tem receio de experimentar o novo, certamente vai libertar toda a sua imaginação e se identificar muito com esse conceito de reutilização. Quer saber mais sobre o upcycling e como aderir a esse movimento? Então é só nos acompanhar!
O que é upcycling?
O termo upcycling foi criado pelo ambientalista alemão Reine Pilz, em 1994. Porém, foi em 2002 que ele acabou se popularizando com a publicação do livro “Cradle to cradle: rethinking the way we make things”, escrito pelo arquiteto americano William McDonough em parceria com o químico Michael Braungart. Desde então, esse conceito tem se propagado e conquistado diferentes modelos de negócios, que buscam otimizar o ciclo de vida de seus produtos, criando novos a partir da reutilização.
A prática do upcycling permite a redução de resíduos que passariam anos em lixões e aterros sanitários. Além disso, ela diminui o nível de exploração de matéria-prima para a geração de novos produtos. Ou seja, no caso do plástico, por exemplo, isso significa menos petróleo explorado e menos árvores derrubadas. Incrível, né?
Essa tendência também possibilita uma economia significativa de água e energia. Sendo assim, podemos dizer que a prática do upcycling é um dos maiores exemplos de economia circular, propondo que resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos.
Benefícios do upcycling
O upcycling é uma atitude que todos nós precisamos ter para diminuir impactos ambientais futuros. Utilizar essa técnica pode trazer muitos benefícios para a população, o planeta e as organizações. Olha só:
- Consumo consciente e responsabilidade ambiental;
- Redução do consumo excessivo e do desperdício;
- Diminuição da poluição do planeta;
- Redução da quantidade de resíduos gerados;
- Redução dos níveis de consumo de novas matérias-primas;
- Minimização da extração de recursos virgens da natureza;
- Moderação no uso de água e de energia;
- Redução da emissão de gases do efeito estufa;
- Aumento da vida útil dos materiais.
Upcycling na moda
Como sabemos, todo o processo produtivo das indústrias têxteis é super complexo e, por isso, acaba utilizando grandes quantidades de energia, água e produtos químicos poluentes, sendo uma produção muito nociva para o meio ambiente.
Desse modo, na indústria da moda, o upcycling se torna uma solução para combater grandes impactos ambientais. Em muitos lugares, por exemplo, as pessoas já estão comprando apenas os itens realmente necessários e utilizando as mesmas peças por vários anos.
Esta tendência caminha ao lado de outros movimentos de sustentabilidade na moda, como o eco fashion e o slow fashion. Por isso, atente-se sempre se as marcas e empresas que você consome adotam esses conceitos em seus processos produtivos.
Upcycling nas decorações
É claro que quando o assunto é a prática do upcycling, a criatividade deve ser a sua melhor amiga!
Esse movimento pode garantir a continuidade do ciclo de vida de móveis de diferentes formas. Sabe aquela penteadeira antiga que você morre de pena de jogar fora? Que tal transformá-la em algo novo?
No upcycling, tudo é reaproveitável, basta você se aventurar!
Upcycling nas indústrias
Atualmente, existem muitas empresas que já reutilizam resíduos, transformando-os em produtos. Isso porque, além de diminuir a quantidade de entulho a ser descartada, o upcycling também contribui para a redução dos gases poluentes gerados na criação de novos itens.
Por isso, atente-se sempre às empresas que consome. Busque escolher aquelas com o menor impacto ambiental possível!
Upcycling x Reciclagem
Muitas pessoas logo associam o conceito de upcycling com a reciclagem. No entanto, é essencial saber diferenciar essas duas formas de lidar com os resíduos.
O upcycling é todo o processo de recuperação de materiais que não teriam outro destino além do lixo, ou seja, seriam descartados de qualquer maneira. Assim, os materiais com grande potencial de utilidade acabam sendo reaproveitados, se tornando um produto de maior valor e qualidade.
E o melhor? Toda essa recuperação é feita sem o uso de qualquer tipo de energia durante suas etapas, o que torna o upcycling um processo 100% benéfico ao meio ambiente.
Já a reciclagem consiste no processo de recolhimento dos materiais que já foram descartados e, posteriormente, serão separados e processados - com processos químicos e físicos - para se tornarem novos produtos.
Assim fica fácil diferenciar, né?
E como o nosso assunto de hoje é sustentabilidade, temos um post sobre o movimento Zero Waste que pode te interessar. Que tal conferir?