Entenda os benefícios físicos e mentais que a Yoga pode trazer
Se você acha que a Yoga é definida por apenas alguns alongamentos em posições inusitadas, saiba que está enganada.
Mas não se preocupe, se você não é praticante ou nunca teve interesse no assunto, é normal que não saiba o que é essa prática e quais benefícios ela pode trazer para a sua vida. Que tal descobrir quais são e como iniciar?
O que é Yoga?
A Yoga é considerada uma filosofia de vida e teve sua origem na Índia há mais de 5 mil anos. Seu nome significa “unir ou integrar” e o objetivo de sua prática é, justamente, unir e harmonizar o corpo com a respiração e a mente.
Mas não pense que há somente um tipo de Yoga. Ela pode ser dividida em várias categorias, como:
- Ashtanga Vinyasa;
- Hatha Yoga;
- Hatha Flow;
- Iyengar Yoga;
- Vinyasa Flow;
- Core Vinyasa;
- Vinyasa & Alinhamento;
- Yoga Kurunta;
- Yin Yoga;
- Yoga Aéreo;
- Yoga com Props;
- Yoga Restaurativo;
- Kids Yoga;
- Yoga Para Gestantes.
Mas não importa qual o tipo, toda Yoga envolve sempre técnicas de respiração (pranayamas), posturas (asanas) e, também, meditação.
Por que praticar?
Embora seja uma técnica antiga, essa filosofia de vida é atemporal e faz total sentido para o nosso estilo de vida atual: correria urbana, pressão, estresse, ansiedade, etc.
Seus benefícios físicos vão desde a melhora no condicionamento físico, até nas dores corporais. E isso se dá graças à correção de postura que seus exercícios trazem aos praticantes.
Porém, é importante ressaltar que, para colher os benefícios físicos da Yoga, devemos praticá-la regularmente, por ao menos três meses. Mas até lá, é possível aproveitar seus benefícios mentais, como: redução de estresse e ansiedade, além de uma maior clareza dos pensamentos.
Respiração
Todos nós sabemos a importância da respiração, mas, na maioria das vezes, não damos a devida atenção a ela, deixando-a apenas como uma função involuntária do nosso corpo para a nossa sobrevivência.
Na prática, a respiração tem três propósitos principais:
- Levar oxigênio para o sangue;
- Nutrir as células;
- Dominar a mente e emoções.
Eu sei… Pode soar estranho que a respiração seja capaz de controlar nossos sentimentos, mas basta nos auto-observarmos quando estamos irritadas(os) ou ansiosas(os): nossa respiração é superficial e muito rápida. Já quando estamos em repouso e mais calmas(os), nossa respiração tende a ser mais suave.
E é assim que a respiração profunda e controlada praticada na Yoga pode acalmar, também, nossa mente. Afinal, da mesma maneira que o nosso estado mental afeta nossa respiração, o inverso também é verdadeiro.
Meditação
A meditação é uma excelente técnica para foco e concentração no momento presente. Então, que tal uni-la à Yoga? Assim, ao unir a meditação com as técnicas de respiração da Yoga seus resultados serão ainda mais incríveis e poderosos.
Isso porque a respiração, como vimos, ajuda a acalmar e dominar a mente e emoções, enquanto a meditação permite que o foco seja exclusivamente você, seu corpo e o momento de “agora”.
Como iniciar?
A Yoga parece ser algo desafiador, mas que tal começar aos pouquinhos? Você pode buscar a ajuda de um profissional desde o início, ou começar em casa mesmo, olha só essas dicas simples.
Encontre um lugar tranquilo
O primeiro passo é encontrar um lugar onde você não será interrompida(o) durante a prática. Mas também é muito importante que haja espaço para que você não se machuque ou quebre algo, tudo bem?
Se for preciso, arraste os móveis e deixe o acesso livre!
E não se esqueça de desligar o celular, a tv, o som e, caso more com alguém, sinalize que precisa de um momento sozinha(o) para a prática.
Use tapetes
Existem tapetes, almofadas e blocos específicos para te auxiliar nas posições da Yoga, mas eles não são obrigatórios.
De início, procure um tapete ou cobertor… Eles podem te ajudar a sentir-se confortável durante a prática enquanto você não tem um tapete específico para isso.
Roupas confortáveis
Suas roupas precisam ser confortáveis e flexíveis. Afinal, sua concentração precisa estar voltada à prática e não no incômodo com roupas.
Pode ser um moletom antigo ou até mesmo um pijama se você se sentir melhor para praticar suas posições. O importante é que você se sinta livre para realizar seus movimentos.
Quanto aos pés: nada de sapato! A Yoga deve ser praticada com pés descalços para melhor execução das posições.
Utilize vídeos ou apps
Os vídeos e apps também são ótimas opções para os iniciantes em Yoga. Você pode usá-los a seu favor e abrir uma vídeoaula para praticar seus movimentos em sua casa enquanto não procura um profissional para te ajudar.
Mais uma vez a tecnologia nos dando uma forcinha, hein?
Se cuidar para se amar
A Yoga também é um autocuidado, e não somente por fazer bem ao corpo, mas porque é um tempinho só seu para cuidar de si - e esses momentos não podem faltar, né?
Porém, nós sabemos que com a correria do dia a dia, muitas vezes, deixamos nosso cuidado de lado. E está tudo bem, não precisa se culpar!
Mas que tal tirar um momento do seu dia para você agora? A sua mente merece um tempinho dedicado à ela também, não acha? Aproveite e veja este conteúdo em que damos algumas dicas para manter a saúde mental no dia a dia!