O que é selagem capilar e para que serve?
Provavelmente você já ouviu falar da selagem capilar, não é? Este procedimento surgiu há alguns anos, nos salões de beleza, com o intuito de tratar os cabelos profundamente, recuperando toda a sua disciplina, brilho e saúde!
Infelizmente, o efeito de muitas tinturas e procedimentos químicos, como os alisamentos, além de alguns agentes externos, como o sol, vento e poluição, pode acabar danificando seriamente os fios. E é nesses casos que a selagem se faz tão necessária, amenizando esses problemas e devolvendo a vitalidade dos cabelos.
Por isso, sabendo de todos os efeitos incríveis que este procedimento pode te proporcionar, reunimos tudo sobre selagem capilar neste post! Quer saber mais? Então deixe todas as suas dúvidas sobre este tratamento para trás e confira o nosso conteúdo!
O que é selagem capilar?
A selagem capilar, de um modo geral, é um tratamento à base de queratina, capaz de fechar as cutículas dos fios, selando suas estruturas.
Este procedimento é muito importante para uma boa saúde capilar, já que cabelos danificados tendem a ficar com suas cutículas abertas e perder seus nutrientes, necessitando de uma boa selagem para auxiliar em seu fechamento e reposição do que foi perdido.
Por ser um tratamento feito com queratina e fontes de calor, ele é capaz de reestruturar os fios, além de diminuir o frizz e deixar o cabelo mais macio, hidratado e com menos volume. Incrível, não acha?
Para que serve?
A resposta é muito simples!
A selagem capilar é um tratamento completo, que serve para trazer de volta a vitalidade dos cabelos, nutrindo os fios intensamente e reparando seus danos causados pela química intensa, ferramentas de calor ou agentes externos.
O resultado? Um cabelo com muito mais brilho, resistência e saúde!
Quais as vantagens deste procedimento?
Os benefícios da selagem capilar são muito parecidos com os da escova progressiva, o que acaba gerando muita confusão entre as pessoas, fazendo com que muitas acreditem que os dois procedimentos possuem o mesmo objetivo.
Isso acontece por causa da suavização dos sinais de ressecamento dos fios que a selagem é capaz de proporcionar, conferindo um aspecto muito mais alinhado, sedoso e livre do volume excessivo - efeitos bem semelhantes aos benefícios dos alisamentos.
Desse modo, para acabar com qualquer dúvida que você possa possuir, separamos as principais vantagens da selagem capilar por aqui. Olha só!
- Fios mais saudáveis;
- Saúde capilar apta para receber procedimentos sem o risco de danos futuros;
- Maciez;
- Brilho.
Indicações
Este procedimento é indicado, especialmente, para pessoas com cabelos danificados, que sofreram com o uso de tinturas e procedimentos químicos por um longo período, precisando repor os nutrientes perdidos de forma eficiente.
A selagem capilar pode ser feita em qualquer tipo e tamanho de cabelo. Porém, caso o seu couro cabeludo esteja sensível, é melhor não utilizar esta técnica! Este tratamento também não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, então atente-se!
Se os seus fios estiverem muito danificados, faça uma selagem para recuperá-los, mas evite qualquer tipo de procedimento químico, como coloração, tintura ou alisamento, logo em seguida, ok?
O mais indicado é que você não repita este procedimento em um intervalo menor do que três meses. Afinal, quando em excesso, a queratina pode ter um efeito contrário, deixando os fios mais danificados e grossos.
Mas… A selagem capilar alisa os fios?
O objetivo da selagem capilar não é alisar o cabelo, mas em alguns casos pode ocorrer a reestruturação dos fios, diminuindo o seu volume e garantindo um aspecto mais liso e alinhado.
No entanto, como os produtos utilizados nos salões para fazer este tratamento não possuem química, eles não são capazes de alterar toda a estrutura das fibras capilares, promovendo de fato o seu alisamento. Por isso, caso você queira algo mais assertivo neste aspecto, busque um alisamento, como a escova progressiva.
É importante se atentar, pois não é raro encontrar profissionais vendendo a selagem capilar como um tratamento alisante. Como dissemos, este procedimento é algo totalmente diferente dos alisamentos que existem atualmente, mas em alguns casos, muitos cabeleireiros acabam vendo um pelo outro!
Como é feita a selagem capilar?
Apesar de não ser um procedimento químico, é muito importante que este tratamento seja feito por um cabeleireiro especializado. Isso porque, apenas um bom profissional saberá indicar o melhor tipo de produto para o seu caso, levando em consideração o tipo e o estado do seu cabelo.
A selagem capilar costuma ser um procedimento longo, dependendo do comprimento dos seus fios, ela pode levar uma média de 2 horas para ser feita, então prepare-se para ir sem pressa ao salão de beleza - rs
Encontramos um tutorial bem bacana para te explicar como a selagem é feita. Dá só uma olhadinha!
- O cabeleireiro lavará os seus fios com um shampoo de limpeza profunda para abrir ainda mais as suas cutículas e permitir que a máscara reconstrutora e a queratina penetrem profundamente, devolvendo toda a massa perdida;
- Depois de um tempo agindo, o profissional aplicará um produto selante, capaz de unir e fechar cada cutícula com a ajuda do calor;
- Feito isso, é a hora de passar a chapinha nos fios, mecha a mecha.
E pronto! Cabelos totalmente revitalizados, saudáveis e cheios de brilho!
Ah… Alguns profissionais preferem não passar a chapinha nos fios cacheados e crespos e apenas espalhar o produto selante com as mãos, por meio da fitagem. Assim, os cabelos são divididos em mechas finas e enluvados com os dedos, garantindo a distribuição total do cosmético.
Cuidados necessários
Alguns cuidados pós selagem capilar são muito importantes para fazer com que o seu tratamento dure por mais tempo. Para isso, busque utilizar apenas produtos específicos para o seu tipo de cabelo e hidrate, ao menos a cada 15 dias, os seus fios.
Evite submeter os seus cabelos a procedimentos mais agressivos, como tintura, alisamentos, permanentes e até relaxamentos logo após a selagem, deixe os seus fios se recuperarem totalmente antes de colocar qualquer química neles novamente.
Procure não usar shampoos de limpeza profunda, com ação anti resíduos, em seu dia a dia. Tente, também, diminuir a frequência de lavagens, pois os seus fios precisam recuperar sua hidratação aos poucos.
E se você quiser saber mais sobre outros tratamentos capilares muito procurados atualmente, temos um post sobre botox capilar que pode te interessar. Que tal?