Óleo de baobá: conheça os benefícios para o cabelo e pele
Você já ouviu falar nos benefícios do óleo de baobá? Não é de hoje que os óleos são grandes aliados nos cuidados com a pele ou cabelos. Afinal, quem nunca usou óleo de amêndoas para hidratar a pele ou óleo de babosa para os fios?
Dessa mesma forma, o óleo de baobá - mesmo que menos conhecido que os demais - pode oferecer benefícios incríveis para nosso cabelo, pele e unhas. Então, que tal saber mais sobre esse óleo e aprender diferentes formas de usá-lo para aproveitar ao máximo o que ele pode nos oferecer?
Vamos lá?
O que é o baobá?
O baobá é a árvore mais adorada da África por causa de sua aparência distinta, lugar místico na tradição africana e espírito benevolente.
Normalmente, essa árvore chega a atingir mais de 30 metros de altura, tendo como suas duas características mais marcantes o seu tronco e galhos únicos. O tronco de um baobá é em formato de garrafa e super resistente, podendo atingir 20 metros de altura e 15 metros de diâmetro. Seus galhos tortos e volumosos se espalham horizontalmente, dando a impressão de que as raízes em forma de coroa da árvore estão direcionadas para o ar - daí o nome “árvore de cabeça para baixo”.
Folclore místico africano
Muitas comunidades africanas que habitam regiões de cultivo de baobás falam sobre forças divinas, que inspiraram a distinta posição desta árvore.
Uma dessas lendas explica a aparência exótica do baobá e fala dos deuses que conferiram a ele a folhagem mais bonita e exuberante, juntamente com benefícios medicinais e nutricionais. No entanto, quando os deuses estavam dando os toques finais no mundo, os baobás - muito arrogantes - se comportaram com desdém em relação a outras árvores.
Assim, em um momento de raiva, os deuses puniram os baobás para sempre, os arrancando e replantando de cabeça para baixo para esconder o seu dossel.
Algumas superstições declaram que crianças do sexo masculino crescerão bem dotadas - assim como o tronco da árvore - se banhadas em uma infusão de casca de baobá. Enquanto a fertilidade das mulheres jovens aumenta significativamente tocando o tronco da árvore ou bebendo misturas feitas de suas folhas.
Porém, culturalmente, os baobás simbolizam proteção e regeneração, atuando como uma espécie de porta de entrada para os espíritos de seus ancestrais. Sendo assim, a sombra desta árvore atua como um local de encontro comunitário para líderes e anciãos das vilas, e o tronco oco das árvores mais antigas serve de abrigo, assim como pontos de nascimento ou sepultamento para algumas tribos. Interessante, né?
Propriedades do óleo de baobá
O óleo de baobá é obtido através da extração da semente da árvore e pertence à categoria dos óleos essenciais. Este óleo é rico em vitaminas A, D, E e F, antioxidantes e ômegas 3, 6 e 9, o que possibilita seus inúmeros benefícios aos nossos cabelos e pele.
Seu alto teor de antioxidantes torna o óleo de baobá uma matéria prima distinta no ramo dos cosméticos. Afinal, ele é capaz de fornecer uma grande proteção contra radicais livres - causadores do envelhecimento e do estresse oxidativo.
Quais os benefícios do óleo de baobá para o cabelo e pele?
Agora que já entendemos um pouco mais sobre o óleo de baobá e de onde ele vem, que tal descobrir quais são os benefícios deste óleo tão “queridinho” para nossos cabelos e pele?
- Brilho e proteção aos fios: por possuir ácidos graxos, o óleo de baobá é absorvido pelo cabelo e, assim, consegue aumentar o brilho dos fios, protegê-los da irradiação do sol, dá água do mar e do cloro da piscina, além de manter a coloração por mais tempo, pois previne o desbotamento.
- Nutre o couro cabeludo e evita a queda: especialistas dizem que o óleo de baobá pode também ser usado diretamente no couro cabeludo, pois ajuda a nutrir, desintoxicar e até mesmo a evitar a queda dos fios.
- Restaura os cabelos: o óleo de baobá, quando usado no comprimento do cabelo, ajuda a restaurá-lo, deixando-o mais saudável e, naturalmente, mais bonito.
- Tonifica, hidrata e protege as unhas: este óleo é capaz de tonificar e proteger a película das nossas unhas, hidratando e melhorando sua elasticidade, o que impede que as cutículas fiquem duras. Em alguns locais, o óleo de baobá é utilizado para deixar a cutícula emoliente, não precisando tirá-la, apenas empurrar.
- Mantém nosso rosto hidratado: o óleo de baobá penetra na pele do nosso rosto e equilibra os lipídios ali presentes - proteção natural -, mantendo nossa pele ainda mais bonita e protegida.
Como usar o óleo de baobá no cabelo e pele
Deu pra perceber que o óleo de baobá é cheio de benefícios, né? Mas… Como usar este produto em nossa rotina?
Na pele
O uso do óleo de baobá na pele pode ser feito através da sua aplicação - puro - sobre o rosto e/ou corpo, seguido de uma massagem no local desejado para aumentar a sua absorção.
No entanto, este óleo também pode ser misturado em cremes corporais e máscaras faciais, além de outros óleos vegetais.
Ah… E se desejar uma hidratação ainda mais intensa da sua pele, aplique o óleo de baobá em seu corpo após o banho. Não é necessário enxaguar.
Você também pode aplicar algumas gotinhas em seu rosto ou nos lábios antes de dormir. Que tal?
Nos cabelos
Você pode utilizar o óleo de baobá como um finalizador. Para isso, aplique uma pequena quantidade do produto na palma das mãos e esfregue-as uma na outra. Depois, passe delicadamente as mãos nos cabelos para que o óleo seja absorvido totalmente, no comprimento e dando maior atenção as pontas - não queremos pontas duplas, não é mesmo?
Este óleo também pode ser utilizado em procedimentos, como a hidratação e umectação capilar. Para isso, basta espalhar uma certa quantidade de óleo no couro cabeludo e massageá-lo em movimentos circulares. Deixe agir por 2 horas e lave como de costume. No caso da umectação noturna, aplique uma pequena quantidade de óleo nos fios - principalmente nas pontas - e massageie bem. Depois disso, é só fazer um coque e ir dormir. Na manhã seguinte, basta lavar com shampoo até retirar todo o produto do cabelo.
Há também a possibilidade de usar o óleo de baobá como um tratamento capilar. Nesses casos, é necessário aplicar o produto no couro cabeludo - limpo e seco -, massagear por 5 minutos e espalhar a sobra pelos fios - massageando por mais 5 minutos. Depois disso, é só deixar agir por mais 10 minutos e lavar os fios normalmente, com shampoo e condicionador.
E ai, o que achou das nossas dicas? Temos certeza que você não sabia que uma árvore como o baobá era capaz de produzir algo com tantos benefícios, não é?
Aliás, vou te contar um segredo… O óleo de baobá é um dos nossos ingredientes favoritos! Ele está presente em fórmulas do nosso leave-in para proporcionar ainda mais hidratação, suavidade e brilho ao seu cabelo. Legal, né?
E se quiser saber mais sobre os ativos que podem ser encontrados em suas fórmulas, dá uma olhadinha em nossa página de ingredientes naturais. Você vai adorar conhecer!