Mitos e verdades sobre hidratação de cabelo
A hidratação de cabelo é um poderoso aliado quando o assunto é saúde e beleza capilar. Uma boa máscara de hidratação não pode faltar na prateleira de quem deseja manter os cabelos sempre macios, com brilho e movimento.
É justamente por ser um tratamento tão importante que a hidratação acaba gerando muitas dúvidas, o que faz com que mitos sobre o assunto se espalhem por aí. Isso não é legal, pois estas “fake news” do mundo capilar acaba induzindo muitas pessoas ao erro na hora de cuidar dos fios.
Então, chegou a hora da verdade! Listamos os principais mitos e verdades sobre hidratação de cabelo para você hidratar os fios sem cometer erros. Confira!
É melhor usar shampoo com sulfato antes da hidratação de cabelo.
Mito. Na verdade, é importante que os fios estejam bem limpos antes da hidratação, livre de sujeira, poeira e outros resíduos. Como o sulfato possui ação detergente e faz espuma, shampoos com esta substância são associados a limpeza profunda.
O problema é que, essa limpeza é agressiva e além da sujeira, acaba retirando também a proteção natural dos fios, o que pode levar ao ressecamento. Sem contar que o sulfato não é nada sustentável. Ele não é biodegradável e é prejudicial ao meio ambiente.
Portanto, o ideal é fazer a lavagem do cabelo com um shampoo de limpeza profunda, mas que não tenha sulfatos em sua composição.
Só o condicionador já basta para hidratar.
Mito. O condicionador é um produto mais leve, formulado para uso diário. Apesar de ajudar a manter a hidratação natural do cabelo, sua principal função é condicionar, desembaraçando os fios, proporcionando maciez e brilho.
Já a hidratação é feita com máscaras para um tratamento mais profundo. Estes produtos possuem ativos nutritivos em alta concentração, capazes de devolver a água e os nutrientes perdidos pelo fio diariamente, algo que o condicionador não faz.
Máscara hidratante e máscara condicionante são a mesma coisa.
Mito. São produtos diferentes. A máscara condicionante é parecida com um condicionador, mas mais intenso e com maior concentração de ativos condicionantes. Ela pode ser usada em todas as lavagens depois do shampoo.
Alguns condicionadores podem oferecer o efeito de uma máscara condicionante, ou seja, de uma hidratação de cabelo leve. O nosso condicionador personalizado é um exemplo. Se você deixa-lo agindo nos fios de 5 a 15 minutos, ele terá o efeito de uma máscara condicionante.
Já a máscara hidratante é um produto de tratamento mais profundo, com agentes condicionantes mais potentes e ativos nutritivos como os óleos naturais, por exemplo. É um produto capaz de repor toda a água e nutrientes perdidos pelo fio, deixando-os mais saudáveis, fortes e com movimento.
Preciso usar condicionador após a máscara hidratante para selar as cutículas do fio.
Mito. A maioria das máscaras hidratantes possuem um pH mais baixo, o que faz com que as cutículas do fio fechem naturalmente após a finalização da hidratação de cabelo.
O uso do condicionador após a máscara pode deixar o cabelo pesado. Sem contar que você desperdiça produto, já que seu uso não seria necessário.
Se deseja aplicar algo após a hidratação, use um finalizador de cabelo, por exemplo, um leave-in.
Posso substituir a máscara hidratante pelo condicionador.
Verdade. Mas a substituição do condicionador pela máscara hidrante só deve ser feita para cabelos secos ou danificados.
Esse tipo de ação é mais comum para cabelos crespos e cacheados, pois a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo não consegue chegar no comprimento e pontas devido à curvatura dos fios, deixando-os mais secos. Também é indicado para cabelos que recebem procedimentos químicos, como alisamentos, luzes, colorações, entre outros.
Posso fazer hidratação de cabelo todos os dias.
Verdade. Para cabelos secos e danificados por química, a hidratação diária pode ser uma boa solução.
Mas essa frequência não funciona para todo tipo de cabelo. Pessoas com cabelos normais podem hidratar semanalmente e com cabelos mistos ou oleosos a cada 15 dias.
Estas são sugestões de uso, mas entendemos que cada cabelo é único. Então, vale testar para encontrar a melhor frequência de hidratação para você.
Usar a mesma máscara de hidratação por muito tempo deixa o cabelo viciado.
Mito. o cabelo não “vicia” em um determinado produto. Se a máscara que você usa não está mais dando resultados pode ser um sinal de que o seu cabelo precisa de algum ativo que não esteja presente nela.
Afinal, nada na vida é estático né? Sua alimentação pode ter mudado, você pode estar sob mais estresse ou começado aulas de natação. Essas pequenas mudanças na rotina e estilo de vida impactam na saúde dos fios e no tratamento que eles precisam. Por isso, a máscara que antes tinha resultados maravilhosos pode não funcionar mais.
Por isso, apostar em cosméticos personalizados é a nova tendência de hair care. A fórmula da sua máscara de hidratação sempre acompanhará as mudanças da sua vida para oferecer os ativos certos para cada momento.
Quanto mais consistente for a textura da máscara, melhor ela é.
Mito. A textura da máscara nada tem a ver com a sua eficácia da hidratação de cabelo. A consistência impacta na espalhabilidade do produto, ou seja, o quanto é fácil espalhar a máscara sobre os fios.
Quanto mais fluída é a máscara, mais fácil será aplicá-la e menos produto você usará. Seu produto durará mais e você vai economizar!
Não é bom pegar a máscara do pote diretamente com as mãos.
Verdade. Apesar da maioria das máscaras do mercado serem vendidas em potes, esta não é a melhor opção.
Quando você pega a máscara do pote diretamente com as mãos, restos de outros produtos ou água podem passar para o pote e alterar o seu efeito. Além disso, fungos e bactérias que vivem naturalmente nas unhas e pele podem passar para o produto fazendo com que ele perca a eficácia.
Se você usa máscara em pote, retire o produto com uma espátula para evitar estes problemas.
Quanto mais máscara, melhor!
Mito. Quantidade não é sinônimo de qualidade.
Não é necessário emplastar os fios com máscara, pois isso não potencializa o seu efeito e você só desperdiçará produto.
A dica é não ter pressa na hora de aplicar a máscara de hidratação, aplicando mecha a mecha, apenas a quantidade necessária para cobrir os fios de forma leve e uniforme.
Cabelos curtos ou lisos e sem química não precisam de hidratação.
Mito. Cabelos curtos ou lisos que não recebem processos químicos tendem a não ter muitos problemas com ressecamento, visto que a oleosidade natural consegue se espalhar bem pelo comprimento e pontas.
Mas… como todo cabelo, eles perdem água e nutrientes por estarem expostos a agentes externos, como raios solares, poluição, ar condicionado e também pela finalização com ferramentas térmicas, como secador ou chapinha.
Por isso, eles precisam ser hidratados sim! As hidratações pode ser mais espaçadas, mas nunca deixadas de lado.
Deixar a máscara mais tempo no cabelo potencializa o efeito da hidratação.
Mito. Cada ativo hidratante tem um período determinado de ação e ultrapassar este tempo não potencializará seu efeito, pior, pode até prejudicar os fios.
Cada máscara contém o tempo de descanso indicado nas orientações de uso e ele é resultado de estudos, pesquisas e testes para garantir o melhor resultado. Portanto, sempre siga as instruções do fabricante.
Reparação e hidratação de cabelo são a mesma coisa.
Mito. São coisas diferentes. Hidratação é o processo de reposição de água e nutrientes perdidos pelo fio, feito através de agentes condicionantes e ativos nutritivos, como os óleos naturais.
Já a reparação é o processo de identificar e reparar danos sofridos nos fios, realizando uma reposição lipídica nas áreas afetadas, usando ativos reparadores.
Toda hidratação de cabelo deve ser ativada com calor.
Mito. Existem compostos que não foram feitos para serem ativados com calor. Se a máscara hidratante que você está usando não é termoativada, o calor pode até prejudicar a hidratação de cabelo.
Dica extra: para máscara termoativadas, evite usar toucas térmicas, pois elas podem esquentar demais e danificar os fios. Prefira uma toalha quente.
Água quente prejudica a hidratação do cabelo.
Verdade. Água quente prejudica os fios não só na hidratação, mas em qualquer lavagem.
A água quente pode trazer ressecamento no comprimento e pontas e ainda gerar sensibilidade e oleosidade excessiva no couro cabeludo.
É um desafio no inverno, mas prefira enxaguar os cabelos com água fria ou morna.
Toda máscara é igual.
Mito. Existem máscaras para diferentes finalidades, como hidratar, nutrir e reparar os fios. Elas contém ingredientes e ativos diferentes voltados para estes objetivos. A escolha dependerá das necessidades do fio e do que você pretende alcançar com o seu cabelo.
Para os fãs de um hair care minimalista, que acreditam que é possível ter cabelos bonitos e saudáveis sem usar uma infinidade de produtos, existem as máscaras multifuncionais, que hidratam, nutrem e raparam os fios.
Elas possuem fórmulas com alta concentração de ativos nutritivos e reparadores capazes de devolver a água e os nutrientes perdidos e ainda realizar uma reposição lipídica nas áreas danificadas do fio, reconstruindo a fibra capilar.
Mitos esclarecidos? Então agora é a hora de colocar a mão na massa e hidratar seus fios. Antes de começar dá uma olhadinha nestas 10 dicas para potencializar a sua hidratação de cabelo!