Qual a diferença entre máscara condicionante e máscara hidratante?
Se você é daquelas pessoas que está sempre em busca de produtos para cuidar do cabelo, provavelmente já se deparou com nomes diferentes para - ao que parece - produtos iguais ou muito similares. É o caso da máscara condicionante e da máscara hidratante.
Em um primeiro olhar, as duas podem parecer a mesma coisa. Mas não são. Para esclarecer esta dúvida, preparamos este conteúdo em que vamos explicar o que é cada produto, como eles agem e como devem ser usados.
Máscara hidratante x Máscara condicionante
Como dissemos acima, são produtos distintos. Vamos entender estas diferenças a seguir.
Máscara condicionante
A máscara condicionante tem uma formulação bem parecida com a de um condicionador, mas é mais intensa e com uma concentração maior de agentes condicionantes. Essas substâncias são ativos capazes de condicionar e desembaraçar os fios, proporcionando mais maciez e brilho, deixando o cabelo bem sedoso ao toque.
Este produto é de uso diário e você pode usá-lo em todas as lavagens depois do shampoo.
Máscara hidratante
A máscara hidratante é um produto de tratamento capilar.
Além de conter agentes condicionantes mais poderosos e em maior concentração, ela também tem ativos capazes de hidratar o fio, repondo a água e os nutrientes perdidos diariamente pelo cabelo por causa da exposição ao sol, vento, poluição, procedimentos químicos e uso de ferramentas térmicas.
Justamente por ser um tratamento mais profundo, máscaras hidratantes também podem ter ativos nutritivos e reparadores em sua composição.
Os óleos naturais são os melhores ingredientes para garantir a reposição de vitaminas, sais minerais e lipídios nos fios. Máscaras hidratantes nutritivas têm boas concentrações de óleo em suas fórmulas, como por exemplo, o óleo de gérmen de trigo, o óleo de abacate, o óleo de coco e o óleo de macadâmia.
Algumas máscaras de hidratação também podem conter ativos reparadores, responsáveis pela reconstrução dos fios e regeneração de cabelos danificados. Eles identificam os danos nos fios e realizam uma reposição de proteínas e aminoácidos essenciais, reestruturando toda a fibra capilar.
Percebeu a diferença?
Em resumo, a máscara condicionante ajuda a manter o cabelo hidratado, macio e sedoso, já a máscara hidratante realiza um tratamento mais profundo, voltado para a saúde do fio, repondo tudo que é necessário para que o cabelo cresça forte e com vida.
Geralmente, quem usa máscara condicionante e deseja um efeito mais intenso, como o da máscara de hidratação, costuma adicionar uma ampola de tratamento ao creme para potencializar seus resultados.
E o condicionador?
O condicionador é ainda mais leve do que a máscara condicionante.
Os produtos tem ação parecida, mas no condicionador, o efeito é mais leve, devido à sua formulação.
Ele é a dupla perfeita para o shampoo: enquanto um age na limpeza do couro cabeludo e fios, o outro desembaraça e condiciona o cabelos. Por isso, o condicionador deve ser utilizado em todas as lavagens após o shampoo. Por ter um pH mais baixo, próximo ao do cabelo, ele fecha as cutículas do fio, evitando a perda de água e nutrientes.
Apesar de serem produtos diferentes, alguns condicionadores podem ter um efeito de máscara condicionante.
É o caso do nosso condicionador personalizado. Se você deixar o produto descansar nos fios por 5 a 15 minutos, seu efeito será potencializado e você terá o resultado de uma hidratação leve, ou seja, de uma máscara condicionante!
A máscara de hidratação substitui o condicionador
Tanto a máscara condicionante como a máscara hidratante podem substituir o uso do condicionador.
No entanto, vale ter cuidado, principalmente com a máscara de hidratação. Como dissemos, ela é um produto para tratamento profundo dos fios e possui concentrações altas de ativos hidratantes, nutritivos e reparadores.
Por isso, não se recomenda usar máscaras hidratantes em todas as lavagens, como o condicionador. Portanto, essa substituição só deve ser feita se o seu cabelo for seco ou danificado.
Quem tem cabelo crespo ou cacheado, que costumam ser naturalmente mais secos, ou pessoas com cabelos danificados por processos químicos e colorações tendem a adotar esta troca.
No entanto, essa substituição não é uma boa ideia para outros tipos de cabelos, como os normais, mistos ou oleosos, pois nestes casos, pode pesar. Assim, a indicação de uso pode ser semanal, quinzenal ou até mensal, dependendo da oleosidade do cabelo.
Por fim, uma dica extra: na maioria dos casos não é necessário aplicar o condicionador após a máscara. Normalmente, estes produtos já tem um pH mais baixo, suficiente para fechar as cutículas do cabelo, tornando o uso do condicionador irrelevante. Usar os dois produtos pode fazer seu cabelo pesar. Só use condicionador se essa for a orientação no rótulo da máscara escolhida.
Está na dúvida e não sabe qual produto escolher? A gente te ajuda a escolher a melhor máscara de hidratação para o seu cabelo!