Conheça o melhor jeito de usar glitter para cabelo
Fonte: Byrdie
O glitter para cabelo é, sem dúvidas, a maior tendência deste carnaval. Seja colorido ou apenas de uma cor, o seu aspecto brilhoso é perfeito para destacar os cabelos e complementar um bom visual!
Assim como as fantasias e penteados, este produto entrou para a lista de desejos desta época do ano, simbolizando toda a alegria e festividade que um evento como este pode proporcionar a todos nós. Você pode curtir a sua folia em casa, na praia, em uma festa privada ou até mesmo nos amados bloquinhos de rua, o importante é aproveitar cada segundo deste momento!
E para te ajudar a enfeitar ainda mais o seu look carnavalesco, temos um conteúdo repleto de dicas e tutoriais. Conheça a melhor forma de utilizar glitter para cabelo neste carnaval e evite qualquer tipo de dano capilar - e ambiental.
Vamos lá?
Glitter comum x Meio ambiente
Para entender todo o impacto ambiental que o glitter para cabelo comum pode ter, é muito importante observarmos todo o seu processo de fabricação.
A produção deste tipo de produto acontece por meio de bobinas de plástico - PET ou PVC - que são metalizadas com alumínio. Essas bobinas passam por uma impressão em diferentes colorações, sendo cortadas em formato de hexágono, obtendo o brilho e a reflexividade desejados. No final de sua fabricação, suas partículas possuirão 0,25 mm aproximadamente.
Os microplásticos, grupo do glitter para cabelo comum, são partículas com menos de 5 mm de diâmetro. Por isso, não são capazes de ser filtradas por nossos sistemas de esgoto, tendo com seu destino final o próprio oceano.
De acordo com a BBC Brasil, um estudo realizado pelo Imperial College London relatou que, em 2015, o número de partículas de microplásticos presentes em nosso oceano era de 15 a 51 trilhões, o que acabava afetando inclusive a vida marinha ali presente.
Por causa de tais efeitos negativos em nosso meio ambiente, diversos países se posicionaram contra este tipo de glitter, proibindo totalmente o seu uso.
Que tal opções biodegradáveis?
Não é porque o glitter para cabelo comum é prejudicial para o nosso meio ambiente que não existem opções biodegradáveis deste produto por aí, não é mesmo? E a melhor parte é que este tipo de glitter ecológico pode ser feito na sua casa, sem qualquer tipo de dor de cabeça!
Para fazê-lo, é muito importante optar pela gelatina vegetal, pois ela possui um poder gelificante dez vezes maior do que a de origem animal, não precisando ir à geladeira para se firmar. Bem legal, né?
Você vai precisar de:
- 1 colher (sopa) de gelatina vegetal em pó;
- 1/2 xícara de água de beterraba gelada;
- Borrifador de água;
- Forma lisa;
- Pincel largo e macio;
- Microprocessador de alimentos ou liquidificador.
Passo a passo:
- Cozinhe as beterrabas e leve a água que sobrar ao fogo para evaporar até a quantidade necessária. Depois deixe gelar por alguns minutos;
- Coloque a gelatina em pó num pote de vidro e borrife a água de beterraba gelada uniformemente, sem misturar;
- Coloque no microondas por 30 segundos, parando a cada 10 segundos para misturar;
- Pincele a sua gelatina por toda a superfície lisa escolhida e deixe secar por, no mínimo, 6 horas;
- Depois de seco, corte a sua folha de gelatina em pedaços menores;
- Bata tudo no liquidificador e pronto!
Bem mais fácil do que você imaginava, não é?
Ah… E para fixá-lo em seu corpo ou cabelos, busque utilizar alguma base natural para isso, como gel de babosa, manteiga de karité e até mesmo óleo de coco.
Como usar glitter para cabelo?
Fonte: Cabelo
Aplicar o seu glitter para cabelo não é uma tarefa complicada, isso você pode ter certeza! Você pode combiná-lo com diversos tipos de penteados e deixar o seu visual com ainda mais personalidade durante todos os dias de curtição!
Para isto, trouxemos algumas ideias bem legais de como você pode aderir ao glitter para cabelo durante o seu carnaval e arrasar por aí com um penteado único. Olha só!
Penteados com glitter na raiz
Enfeitar o seu penteado com glitter na raiz pode proporcionar um resultado impressionante ao seu visual. Você pode aplicá-lo com os fios soltos ou presos, além de ser uma técnica super fácil de reproduzir em casa.
Você vai precisar de:
- Pente;
- Glitter biodegradável;
- Leave-in;
- Spray fixador.
Passo a passo:
- Com o auxílio de um pente, divida o seu cabelo da forma que preferir;
- Aplique uma boa quantidade de leave-in para ajudar na fixação do brilho nos fios;
- Jogue o seu glitter para cabelo por toda a raiz, na quantidade que quiser;
- Depois de pronto, aplique spray fixador por cima do glitter.
Penteados com glitter no comprimento e pontas
Você também pode aplicar o seu glitter para cabelo no comprimento e pontas dos seus fios, conquistando um ombré hair super brilhante. Um visual nada óbvio, não acha?
Você vai precisar de:
- Gel de cabelo;
- Glitter biodegradável;
- Spray fixador.
Passo a Passo:
- Aplique o gel de cabelo no comprimento e pontas dos seus fios;
- Deposite o glitter pelo cabelo da forma que preferir;
- Utilize um spray fixador para deixar o seu visual ainda mais firme.
Como remover o glitter do cabelo depois da folia?
É claro que saber como remover o seu glitter para cabelo também é uma forma essencial de evitar qualquer tipo de problema após os dias de curtição. E se você já nos acompanha há um tempo, sabe que nós amamos um bom e velho tutorial. Por isso, temos um passo a passo bem bacana para te mostrar!
Você vai precisar de:
- Fita adesiva;
- Condicionador;
- Máscara hidratante.
Passo a passo:
- Com o auxílio da fita adesiva, retire o máximo de glitter que conseguir dos cabelos;
- Molhe os fios e aplique condicionador por toda a sua extensão;
- Deixe agir pelo tempo recomendado na embalagem e enxágue;
- Se ainda sobrar uma boa quantidade de glitter, aplique máscara hidratante na região;
- Enxágue o cabelo com água fria;
- Lave os fios como de costume.
E como o assunto por aqui é folia, não poderíamos deixar de te indicar um conteúdo bem bacana. Aprenda a fazer 5 penteados para carnaval sozinha e arrase nos seus bloquinhos!