Ácido hialurônico no cabelo: conheça seus efeitos nos fios
Com certeza você deve ter ouvido nos últimos dias sobre ácido hialurônico no cabelo, né? Este ativo, muito conhecido no mundo do skincare - bastante utilizado em hidratantes e séruns faciais -, agora tem sido utilizado na formulação de produtos capilares, como máscaras, shampoos, condicionadores, cremes para pentear e até mesmo em cremes noturnos.
No skincare, o ácido hialurônico proporciona uma pele mais firme, viçosa e hidratada. No entanto, muito tem se falado sobre os efeitos que este ativo pode nos oferecer em uma rotina de hair care. Pensando nisso, resolvemos fazer este post para entender quais são os reais benefícios do ácido hialurônico no cabelo.
Ficou curiosa(o)? Confira o nosso post e entenda tudo o que esse ativo pode fazer pelos seus fios!
O que é ácido hialurônico?
Antes de abordarmos os efeitos do ácido hialurônico no cabelo, é importante entendermos o que é, de fato, este ativo.
Apesar do seu nome, esta substância não possui nenhuma relação com aqueles ácidos para esfoliação facial que conhecemos. Ele é naturalmente produzido por nosso organismo e tem a função de estimular a produção de colágeno, o que acaba proporcionando maior sustentação à pele.
Por ser produzido pelo nosso corpo, o ácido hialurônico é considerado um ativo super versátil, que se encaixa perfeitamente na rotina de cuidados de todos os tipos de pele.
Nos cosméticos, este ativo tem função hidratante, pois acaba retendo água no interior das células, o que auxilia na regeneração da pele e dos fios. Além disso, ele ajuda a estimular a formação de fibras de colágeno e elastina - que minimizam o aspecto das rugas -, tornando a estrutura de toda a pele mais firme e sua superfície uniforme.
Benefícios do ácido hialurônico para a pele
Como dissemos, os benefícios do ácido hialurônico para a pele estão muito ligados à sua função hidratante e de sustentação.
Sendo assim, entre seus principais efeitos na pele, podemos destacar como os 3 principais: combate às rugas e linhas de expressão, alto poder de hidratação e diminuição dos sinais de envelhecimento.
Combate às rugas e linhas de expressão
Antes, é importante entendermos que há dois tipos de rugas: dinâmicas - causadas pelo movimento dos músculos faciais constantes - e as estáticas - visíveis mesmo quando não movimentamos os músculos do rosto.
As rugas surgem por causa da diminuição da produção de colágeno e ácido hialurônico em nosso corpo. Afinal, estes componentes são responsáveis pela firmeza e preenchimento da pele. Porém, também há alguns fatores externos que acabam influenciando no aparecimento das rugas - a exposição solar sem proteção, a má alimentação e até mesmo alguns vícios, como o fumo.
Dessa forma, para combater as rugas e linhas de expressão, o ácido hialurônico para a pele pode ser usado em forma de dermocosméticos, ou por meio de procedimentos minimamente invasivos, suavizando esses tão temidos sinais da idade.
Alto poder de hidratação
Uma das maiores características do ácido hialurônico é o seu alto poder de hidratação. Este ativo, como dissemos, possui uma grande capacidade de reter água, o que contribui para uma pele mais hidratada, saudável, viçosa e radiante!
Infelizmente, com o passar dos anos, a produção de ácido hialurônico pelo nosso organismo chega a diminuir cerca de 1/3, o que acaba resultando em uma pele desidratada e sem densidade. Nesse caso, sua reposição através de dermocosméticos devolve a elasticidade e hidratação da pele, além de restaurar sua aparência saudável.
Diminui sinais de envelhecimento
Você pode até tentar fugir, mas o envelhecimento da pele chega para todo mundo….
A flacidez, formação de olheiras, ausência de volume facial e dos lábios são apenas alguns dos diversos sinais do envelhecimento da pele. Uma de suas causas é o descontrole hormonal que passamos neste período e a diminuição da produção de algumas substâncias pelo nosso corpo.
Nesta situação, o ácido hialurônico atua na firmeza da pele e, se unido ao colágeno, proporciona ainda mais saúde a ela, deixando sua aparência cansada de lado. Assim como os demais sinais, com o uso de dermocosméticos, podemos devolver à pele o que está faltando e, assim, trazer equilíbrio novamente ao nosso corpo e à sua aparência.
Ácido hialurônico no cabelo realmente funciona?
Agora que já entendemos o seu papel em nossa pele, que tal descobrir se o ácido hialurônico no cabelo realmente funciona?
Nos fios, a função deste ativo não é muito diferente da pele. Assim, quando você inclui um produto com essa substância em sua rotina de hair care, o seu cabelo ganha um outro aspecto. Afinal, o ácido hialurônico consegue deixar os cabelos mais saudáveis, eliminando seu aspecto ressecado e quebradiço, além das temidas pontas duplas.
Outro benefício do ácido hialurônico no cabelo é, justamente, a regeneração dos fios. Isso porque, além de possuir ação hidratante, este ativo também é um grande preenchedor. Sendo assim, ele preenche e protege a fibra capilar, evitando a abertura de suas cutículas e retendo todo o seu tratamento no interior dos fios. Isso acaba evitando futuras quebras e ainda proporciona mais brilho aos cabelos.
Ah… E se você possui um cabelo muito fino ou poroso, o ácido hialurônico também é uma ótima opção, pois ele consegue deixar seus fios mais encorpados e saudáveis.
Entretanto, temos que deixar algo bem claro: o ácido hialurônico no cabelo não proporciona muitos benefícios se utilizado em produtos de higiene, como shampoos e condicionadores!
Por estes produtos serem de enxágue rápido, o ácido hialurônico não consegue proporcionar seus efeitos nos fios, visto que ele precisa ficar um certo tempo no cabelo e pele para ser absorvido e proporcionar bons resultados. Por exemplo, com a tendência de skinificação do couro cabeludo, um tônico capilar com este ingrediente poderia trazer benefícios interessantes para a saúde capilar, o que não acontece com produtos de enxágue.
Sendo assim, justamente por não causar grandes efeitos quando utilizado em shampoos e condicionadores, é improvável que este ativo seja capaz de gerar queda ou quebra química nos fios. Afinal, antes mesmo de conseguir agir em nosso cabelo, o ácido é retirado no enxágue.
Por isso, se o seu objetivo é encontrar produtos com grandes resultados para o seu cabelo, vamos te dar uma dica: invista em cosméticos com ingredientes naturais. Eles conseguem nos proporcionar efeitos ainda melhores do que o ácido hialurônico e não trazem risco algum para você e para seus cabelos!
Se interessou? Faça a sua fórmula JustForYou e perceba os resultados únicos que produtos sem químicos agressivos e com a melhor seleção de ingredientes naturais pode causar em seus fios!