Raiz oleosa e pontas secas: como cuidar do cabelo misto
O cabelo misto precisa de cuidados diários muito especiais para se manter em equilíbrio. Isso porque, este tipo de fio costuma ser oleoso em sua raiz, mas sofrer com o ressecamento e o frizz em seu comprimento e pontas!
De acordo com a nossa pesquisa mais recente, baseada na análise de mais de 2 milhões de fórmulas personalizadas em nossa fábrica entre 2020 e 2021, quase 60% das pessoas possuem fios mistos. No entanto, a maioria delas não imagina o quanto um tratamento especializado e algumas dicas de hair care podem tornar a sua rotina de cuidados ainda mais fácil.
Pensando nisso, resolvemos reunir tudo sobre o cabelo misto neste post exclusivo para te auxiliar na hora de cuidar dos seus fios. Ficou interessada(o)? Então confira o nosso conteúdo completo!
Como identificar o cabelo misto
Como já dissemos, o cabelo misto pode ser encontrado em mais de 60% das pessoas, se tornando um dos tipos de fios mais comuns entre os brasileiros.
Este tipo de cabelo possui mais de uma característica que o define e, normalmente, elas são opostas umas às outras. O caso mais comum de fios mistos tem sua raiz naturalmente mais oleosa, enquanto seus comprimentos e pontas são levemente ressecados, o que faz com que ele necessite de cuidados mais especializados em seu tratamento.
O cabelo misto acaba sofrendo mais que os demais fios quando o assunto é o surgimento da caspa e pontas duplas. Isso porque, esses problemas são causados pela extrema oleosidade no couro cabeludo e o ressecamento nas pontas - características principais desses cabelos.
É claro que estes problemas capilares podem ser evitados, mas é muito importante ter uma boa rotina de hair care e fazer o acompanhamento regular com um(a) dermatologista para evitar que estes casos aconteçam ou se intensifiquem!
7 dicas de como cuidar do cabelo misto
Nós sabemos que cuidar do cabelo misto pode parecer uma tarefa super complicada, mas saiba que não é bem assim! Se você aprender a maneira ideal de cuidar dos seus fios, toda a sua rotina de hair care se tornará muito mais fácil!
Alguns hábitos que possuímos no dia a dia podem influenciar - e muito - no aspecto final dos seus cabelos. Por isso, separamos nossas dicas favoritas de como cuidar de um cabelo misto para te ajudar nesse momento. Olha só!
Intercale os dias de lavagem
Se o seu cabelo misto sofre com a oleosidade excessiva em sua raiz, saiba que o hábito de lavar os seus fios diariamente pode ser um dos grandes causadores deste problema!
Assim como ficar muito tempo sem higienizar os cabelos pode influenciar no aumento da produção de sebo pelo couro cabeludo, enxaguá-los todos os dias também pode contribuir para isso. Afinal, quando retiramos toda a oleosidade produzida nessa região, nosso organismo entende que ela está em falta e, por isso, acaba aumentando a sua produção - o chamado efeito rebote.
Desse modo, a nossa dica é intercalar os seus dias de lavagem, higienizando seus fios dia sim, dia não!
Atente-se ao uso do condicionador
Não é porque o seu cabelo misto sofre com a oleosidade excessiva que você precisa deixar o seu condicionador de lado, ok? O seu uso é essencial, já que ele fecha nossas cutículas capilares após o uso do shampoo e ainda forma uma película protetora para impedir o ressecamento dos fios. Basta aprender a usar este tipo de produto da forma correta!
Durante a lavagem, busque aplicar o condicionador apenas no comprimento e pontas dos cabelos, deixando-o agir por aproximadamente 2 minutos. Feito isso, enxágue bem para não deixar qualquer resquício de produto na região, pois isso pode favorecer o aumento da oleosidade produzida e o aparecimento da caspa!
Aposte em óleos vegetais
Você pode - e deve - usar e abusar do óleo de coco, ou qualquer outro tipo de óleo capilar, para recuperar as suas pontas ressecadas e, assim, deixar o aspecto de cabelo opaco para trás!
Nós sempre indicamos o uso de óleos vegetais para tratar os cabelos, pois eles são 100% puros. Ou seja, em suas composições, não possuem substâncias que podem danificar os seus fios e ainda contribuem para a nutrição e hidratação capilar. Tudo de bom, né? - rs
Tenha um shampoo antirresíduos
Recorrer ao shampoo antirresíduos uma vez por mês, ou a cada 15 dias, também vai te ajudar muito na hora de cuidar do seu cabelo misto. Isso porque, este produto é utilizado para remover qualquer acúmulo de oleosidade e resíduos de cosméticos do couro cabeludo, se tornando um grande aliado para quem sofre com o aspecto pesado dos cabelos.
Mas atente-se: não indicamos o seu uso contínuo, pois isso pode contribuir para o efeito rebote dos fios, aumentando a sua oleosidade capilar!
Evite mexer no cabelo
Alguns hábitos, como mexer nos fios o tempo todo, também podem contribuir para que o seu cabelo misto tenha uma aparência mais pesada e oleosa. Sabia disso?
Isso acontece porque, ao longo do dia, há o acúmulo de sujeira, suor e gordura em nossa pele e, quanto mais mexemos em nossos fios, mais isso contribui para o aumento dos níveis de oleosidade produzida pelo couro cabeludo.
Prefira banhos mornos ou frios
Se você já nos acompanha, sabe o quanto aquele banho quente - e super relaxante - pode ser prejudicial aos seus cabelos, não é mesmo?
Para controlar a oleosidade do seu cabelo misto, evitar altas temperaturas durante os banhos também é uma dica muito importante! Afinal, este hábito acaba estimulando a produção de óleo pelo couro cabeludo, além de contribuir para problemas capilares, como a quebra dos fios.
Atente-se à temperatura do secador
As altas temperaturas do secador de cabelo também podem estimular a produção de sebo no couro cabeludo, além de fragilizar totalmente a estrutura capilar. Por isso, na hora da secagem, busque utilizar esta ferramenta a 20 centímetros de distância e, de preferência, com jatos mornos ou frios.
Esperamos que essas dicas te ajudem na hora de cuidar do seu cabelo misto. Afinal, apesar de precisar de uma maior atenção, seus fios conquistarão uma aparência muito mais bela e saudável - pode apostar!
Ah… E como nós não economizamos quando o assunto é dicas de hair care, nós temos mais uma indicação para você: faça sua fórmula personalizada e nos conte tudo sobre o seu cabelo e o aspecto atual que ele possui. Assim, conseguiremos formular um produto especialmente para as necessidades dos seus fios, deixando qualquer dor de cabeça de lado!