Cauterização capilar: o que é e como fazer?
Você sabe para que serve a cauterização capilar? Ou por que esse procedimento é perfeito para quem está com os cabelos danificados, com frizz e precisando de mais brilho?
A gente te conta! Com os danos diários causados pela exposição solar, o uso de ferramentas de calor, tinturas e alisamentos, fazer um tratamento intensivo, como a cauterização, para devolver proteínas e restaurar a força dos fios é essencial!
Pensando nisso, reunimos no post de hoje tudo sobre esse processo incrível. E aí, quer entender como a cauterização capilar pode transformar o aspecto e a saúde do seu cabelo? Confira agora mesmo!
O que é cauterização capilar?
A cauterização capilar é um procedimento que busca reconstruir os fios, acabando com o temido frizz, reduzindo o volume e promovendo a suavidade, hidratação e brilho dos cabelos. Além disso, neste tratamento, toda a estrutura capilar é corrigida através de meios energéticos - agentes catiônicos - que recuperam as fibras dos fios.
Ela é feita utilizando nada mais que o calor e a queratina, proteína que garante a estrutura dos cabelos. Seu efeito depende muito do tipo, estrutura e resposta do cabelo ao tratamento, podendo levar à manutenção a cada mês ou 3 meses.
De forma simplificada, a cauterização capilar pode ser definida como uma reconstrução profunda, que sela as escamas dos fios e suaviza suas pontas duplas, eliminando o aspecto arrepiado dos cabelos.
Para que serve a cauterização capilar?
Como dissemos, a cauterização capilar é um tratamento feito, basicamente, com queratina e uma grande fonte de calor. Sendo assim, alguns dos seus benefícios para os fios são:
- Maior brilho ao cabelo;
- Nutrição dos fios;
- Combate a pontas duplas;
- Diminuição da porosidade capilar;
- Combate à quebra.
Para quem a cauterização é indicada?
Se você está se questionando para quem a cauterização capilar é indicada, saiba que este procedimento pode ser feito em qualquer tipo de cabelo.
Porém, é válido ressaltar que esse tratamento é ainda mais indicado se os seus fios estiverem danificados, volumosos ou tiverem passado por algum processo químico recentemente, como alisamentos e tinturas. Isso porque, como este é um processo que repõe toda a queratina perdida dos cabelos, ele acaba os fortalecendo, evitando a quebra e a queda capilar que processos químicos muito fortes podem causar.
Como fazer cauterização capilar caseira
Apesar da cauterização capilar ser, normalmente, realizada em salões de beleza, também é possível realizá-la em casa, desde utilizemos os produtos adequados e que saibamos a quantidade adequada de queratina - pois este componente em excesso pode deixar os fios mais duros.
Para realizar uma cauterização capilar caseira, você vai precisar de:
- Shampoo anti-resíduos;
- Máscara hidratante;
- Queratina líquida;
- Leave-in com proteção térmica;
- Secador;
- Chapinha.
Passo a passo:
- Lave o cabelo com o shampoo anti-resíduos e retire todo o excesso de água com uma toalha;
- Aplique sua máscara hidratante favorita, massageie bem os fios e deixe agir de 5 a 20 minutos;
- Enxágue os cabelos e retire a umidade com uma toalha;
- Borrife a queratina líquida por todo o comprimento dos fios - da raiz às pontas - e deixe agir por 10 minutos;
- Aplique o leave-in com proteção térmica e seque o cabelo com um secador;
- Passe a chapinha delicadamente nos cabelos.
Dica: você também pode passar um sérum de silicone em toda a extensão dos fios para diminuir sua eletricidade estática.
Cuidados necessários para fazer a cauterização durar mais tempo
Mas… E se eu te dissesse que algumas dicas podem te ajudar a manter os efeitos da sua cauterização capilar por mais tempo?
É isso mesmo! Assim como a cauterização pode prolongar o resultado de algumas químicas de alisamento, existem algumas formas de preservar os seus efeitos também. Isso é fundamental para que os seus cabelos continuem sempre alinhados e ainda contribui para um maior período sem química em seus fios, evitando agressões frequentes a eles!
Para isso, é essencial que antes de fazer a cauterização você tenha uma boa rotina de cuidados capilares com um cronograma próprio para o seu tipo de fio. Opte sempre por usar produtos que reponham a massa, os nutrientes e a água dos cabelos, de preferência com fórmulas leves para cuidados diários. Afinal, assim você acaba recuperando o seu cabelo danificado não só através da cauterização capilar, mas também de maneira diária - repondo suas proteínas e prolongando o efeito do tratamento!
E se quiser saber sobre novas formas de cuidados capilares, temos um conteúdo sobre reposição lipídica que pode te interessar. Dá uma olhadinha!